Metalurgia: o que é e suas curiosidades!

 In Sem categoria

A metalurgia estuda a extração, transformação e aplicação de materiais metálicos, como o ferro, o ouro, a prata e o bronze, por exemplo. O ser humano percebeu que poderia se beneficiar dos metais extraídos da natureza para criar objetos que facilitassem sua rotina.

No site da Super Interessante eles nos trazem informações sobre “como eram produzidos os primeiros objetos metálicos criados pelo homem.”

8.000 A.C.
“A jornada da metalurgia começou com a descoberta do cobre na Anatólia (atual Turquia). Mas nos primórdios o processo de fundição ainda não existia. Os objetos eram moldados só na base da pancada.”

1.200 A.C – Idade do Ferro
“O metal abundante que reinou no lugar do bronze!” O ferro é o metal mais produzido pelo homem.

No século XIII os primeiros fornos surgiram, mas foi apenas no XVIII que a metalurgia teve um grande impulso e os processos metalúrgicos passaram a ser estudados e promoveram melhoria das práticas utilizadas até então.

>> O começo da metalurgia no Brasil foi difícil;

>> A primeira forja de ferro no Brasil começou em 1590 na cidade de Sorocaba;

>> A palavra “metal” vem do grego e significa “procurar, sondar”;

>> A metalurgia brasileira começou a crescer depois de 1917;

>> Menos de cem anos após o descobrimento do Brasil, todos artefatos de metal tinham que ser trazidos de Portugal;

>> Ao longo do século XIX, a Fábrica de Ferro de Ipanema produziu pregos, martelos, arames, arados, vasos, as citadas cruzes, sinos, entre outros.

Dica de vídeo sobre a História da Metalurgia: https://youtu.be/aLcTW2c-n-I

Acreditamos que, neste breve texto, você já pode ter ideia do quanto este setor é importante para a vida de todos. E é exatamente por isso que precisamos continuar investindo em pesquisas, tecnologia e desenvolvimento das metalúrgicas, que movimentam o nosso país!

Leia também: Palestra Comunicação Interna Eficaz

Últimas Notícias

Start typing and press Enter to search